A dor de que ninguém fala
A dispareunia caracteriza-se por uma dor abdominal, pélvica ou vaginal associada à penetração, durante ou imediatamente após esta.
85,7% das mulheres referem dor na primeira relação sexual após o parto e afeta tanto mulheres que tiveram parto vaginal como cesariana.
Esta disfunção sexual está relacionada com:
- sobrecarga e/ou estiramento dos músculos perineais, laceração, episiotomia, parto vaginal traumático e cesariana – estando a episiotomia relacionada com a dispareunia superficial enquanto a cesariana está relacionada com a dispareunia profunda;
- descida fisiológica de dopamina e estrogénio se a mulher estiver a amamentar – que levam a uma diminuição do desejo sexual e da libido, diminuição da lubrificação e maior secura vaginal;
- alterações contextuais internas e externas – como a alteração das dinâmicas e rotinas familiares, diminuição da privacidade, insegurança nos cuidados ao bebé ou a diminuição da auto-estima.
A avaliação pós-parto feita por um profissional especializado em fisioterapia pélvica permite um retorno mais rápido à função dos músculos pélvicos, podendo prevenir esta e outras disfunções decorrentes do parto.
Conheces esta dor? Marca a tua avaliação 965 755 035 fisioterapia@otomed.pt
Avenida Túlio Espanca 73-B, 7005-840, Évora, Portugal
266 703 140 (Chamada para a rede fixa nacional)
965 755 180 (Chamada para a rede móvel nacional)
Licença de Funcionamento da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) da Otomed - Clínica Médica - 9948/2015
Registo do estabelecimento na ERS da Otomed - Clínica Médica (E126818) e Otomed – Fisioterapia (E140267)
All rights reserved to Otomed | Cuidados de Saúde - Especialidades Clínicas Lda – Powered by Páginas Amarelas