Saiba +

Clique na especialidade da qual pretende obter mais informações.

  • ALERGOLOGIA

    As doenças alérgicas podem manifestar-se em vários órgãos (como o nariz, os pulmões, a pele ou os olhos) e afectar toda a família, das crianças aos avós.


    A asma afecta cerca de um milhão de pessoas em Portugal! Tosse, pieira, falta de ar e cansaço são alguns dos sintomas.


    Se tem alguma destas queixas, não ignore o que os seus pulmões lhe dizem: peça ajuda.


    Além da asma, as queixas nasais (rinite), dos olhos (conjuntivite) e o eczema são também muito comuns entre nós:

    • Cerca de 25% da população portuguesa tem queixas actuais de rinite.
    • Dos doentes com rinite, 50 a 70% também têm conjuntivite alérgica.
    • Mais de 10% dos portugueses têm eczema atópico.

    Felizmente, todos estes problemas têm tratamento! Não deixe que as alergias lhe estraguem o dia e consulte a Otomed Clínica Médica.

  • FISIOTERAPIA

    A Otomed criou um novo espaço, a Otomed Fisioterapia, que nasce do desejo de proporcionar um atendimento distinto, único e personalizado para reabilitação e recuperação após lesão, melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar.


    Temos ao seu dispor um corpo clínico de médicos e fisioterapeutas experientes em doenças do foro músculo-esquelético associado a técnicas, terapias e aparelhos de última geração, que permitem um tratamento eficaz e um rápido retorno à função.


    Oferecemos-lhe condições únicas, com um ginásio equipado com os melhores e mais modernos aparelhos e gabinetes de tratamento individuais para que se sinta o mais confortável possível.


    Temos como grande objetivo o acompanhamento dos doentes em todas as fases do processo de recuperação, iniciando o tratamento o mais precocemente possível, com vista a uma reabilitação plena.


    Na OTOMED Fisioterapia poderá beneficiar de TRATAMENTOS de:

    - Eletroterapia

    - Laser de Alta Intensidade

    - Terapia por Ondas de Choque

    - Terapia por Radiofrequência Direcionada (TR Therapy)

    - Terapia por Movimento Contínuo Passivo (Artromotor)

    - Pressoterapia

    - Mesoterapia

    - Viscossuplementação

    - Pilates Clínico Individual e em Grupo

    - Fisioterapia Uroginecológica feminina e masculina (Incontinência Urinária/Disfunção Sexual)

    - Fisioterapia Uroginecológica Pré-Parto (Alongamento e Treino de Expulsão) e Pós-Parto (Incontinência Urinária/Fraqueza Muscular/Disfunção Sexual)

A Tecnologia de Laser de Alta Intensidade, com uma potência de 7 W, permite a profunda penetração dos tecidos no tratamento da dor, permitindo estimular a microcirculação e promover a drenagem linfática da área afetada.


Desta forma, a Terapia de Laser de Alta Intensidade cura enquanto promove o tratamento eficaz da dor, verificando-se muito eficaz, num espectro alargado de condições clínicas.


Os EFEITOS do Laser de Alta Intensidade traduzem-se a vários níveis, nomeadamente:

- Mecanismo de Bioestimulação: Promove o crescimento tecidular e a reparação dos tecidos.

- Penetração Profunda: Estimulação eficiente dos tecidos e recetores de dor até 5cm de profundidade, permitindo uma fácil utilização em qualquer ponto doloroso do corpo.

- Alívio da Dor Imediato e Duradouro: A luz laser cria uma onda mecânica que estimula as terminações nervosas e bloqueia a vias responsáveis pela sensação de dor.

- Microcirculação: Verifica-se em simultâneo uma estimulação da microcirculação local e a drenagem linfática da área lesada.


O Laser de Alta Intensidade é, por tudo isto, uma terapia rápida e eficaz, além de ser um tratamento indolor e não invasivo.


CONDIÇÕES EM QUE O TRATAMENTO ESTÁ INDICADO:

- Ombro Doloroso (Síndrome de conflito sub-acromial)

- Síndrome do túnel cárpico

- Tendinite

- Dor Lombar

- Fascite Plantar

- Esporão do Calcâneo

- Entorse do Tornozelo

- Trigger Points (Pontos Dorolosos)


CONDIÇÕES EM QUE O TRATAMENTO ESTÁ INDICADO:

- Ombro Doloroso (Síndrome de conflito sub-acromial)

- Síndrome do túnel cárpico

- Tendinite

- Dor Lombar

- Fascite Plantar

- Esporão do Calcâneo

- Entorse do Tornozelo

- Trigger Points (Pontos Dorolosos)

A Terapia por Movimento Contínuo Passivo permite um movimento contínuo e repetido da articulação através de uma amplitude de movimento controlada e previamente definida.


Este equipamento é utilizado na primeira fase de reabilitação dos membros inferiores após cirurgias articulares ou traumas, permitindo AUMENTAR O MOVIMENTO limitado da articulação.


São diversas as VANTAGENS ao recorrer à Terapia por Movimento Contínuo Passivo, entre as quais:

- Início imediato do processo de recuperação

- Exercício passivo realizado de forma segura durante a fase de cicatrização e reparação tecidular

- Redução da dor pós-operatória

- Minimiza a possibilidade de desenvolver processo inflamatório

- Reabilitação mais rápida e com melhores resultados


INDICAÇÕES MAIS COMUNS:

- Procedimento de artrotomia ou astroscopia

- Reconstrução plástica de ligamentos cruzados (joelho)

- Tratamento cirúrgico de fraturas e pseudoartroses

- Substituição total de joelho ou anca (prótese)

A Onda de Choque é uma onda acústica que transporta uma alta energia até aos pontos dolorosos e aos tecidos músculo-esqueléticos com condições subaguda, subcrónica e crónica. Esta energia promove os processos de renegeração e reparação de ossos, tendões e tecidos moles.


A Terapia por Ondas de Choque é uma solução única não-invasiva para a dor músculo-esquelética, permitindo um ALÍVIO RÁPIDO E PERMANENTE DA DOR. São necessários. em média, 3 a 5 tratamentos uma vez por semana. Cada sessão tem a duração de cerca de 10 minutos.


PRINCIPAIS EFEITOS:

- Efeito Analgésico e Eliminação da Dor

- Regeneração Tecidular e Aceleração do Processo de Cura

- Reabsorção de Calcificações e Restauro da Mobilidade


CONDIÇÕES EM QUE O TRATAMENTO ESTÁ INDICADO:

- Ombro doloros (calcificação, tendinite, síndrome do conflito sub-acromial)

- Epicondilite

- Síndrome do túnel cárpico

- Síndrome patelar

- Bursite trocantérica

- Esporão do calcâneo

- Fascite Plantar

- Aquilodinia

- Trigger Points (Pontos Dolorosos)

Na Terapia por Radiofrequência Direcionada verifica-se a transferência de uma energia de alta frequência através do tecido para o corpo, criando uma hipertermia (aumento de temperatura) tecidular seletiva.


Este tratamento permite uma excecional seletividade tecidular, permitindo focar a terapia tanto nas camadas musculares como em tendões, inserções musculares e superfícies ósseas, em função do modo aplicado.


Foi cientificamente comprovado que esta tecnologia produz EFEITOS TERAPÊUTICOS importantes a vários níveis, nomeadamente:

- Redução imediata da Dor Intensa

- Relaxamento Muscular

- Redução do Edema (inchaço)

- Regeneração Tecidular e Cicatrização


A possibilidade única de combinar esta terapia em simultâneo com outras técnicas terapêuticas - massagem, mobilização passiva ou ativa - permite resultados imediatos e duradouros.


CONDIÇÕES EM QUE O TRATAMENTO ESTÁ INDICADO:

- Dor Cervical

- Ombro congelado

- Ombro doloroso (Síndrome do conflito sub-acromial)

- Síndrome do túnel cárpico

- Tendinite

- Edema pós-traumático

- Regeneração muscular

- Relaxamento muscular

- Mialgia

  • FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

    Com a chegada do Outono chegam também as constipações, as bronquiolites, a tosse e os narizes entupidos. As crianças até aos dois anos de idade e, principalmente nos primeiros 6 meses de vida, são as mais afetadas por este tipo de situações e patologias. Fique a saber como a Fisioterapia pode ajudar.


    A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo limpar as vias aéreas superiores e os pulmões do bebé de secreções que possam impedir a respiração normal, influenciando habitualmente o sono, a alimentação e a sua disposição geral.


    O fisioterapeuta recorre a um conjunto de métodos e técnicas específicas e adaptadas a cada situação, de acordo com a avaliação do bebé e informação disponibilizada pelos pais, as quais vão promover a drenagem e expulsão das secreções acumuladas.


    Desta forma, evitamos o desenvolvimento de infeções e complicações a nível respiratório e pulmonar, proporcionando em simultâneo bem-estar físico e psicológico ao bebé. A Fisioterapia Respiratória, se iniciada com a maior brevidade possível, pode evitar o recurso a antibióticos.

  • Bronquiolites
  • Infeções Respiratórias agudas ou crónicas
  • Pneumonia e Pneumopatia
  • Asma Brônquica
  • Fibrose Quística

  • Melhoria do padrão ventilatório/respiratório
  • Drenagem e expulsão de secreções
  • Diminuição da dificuldade respiratória
  • Diminuição da tosse
  • Melhoria do sono
  • Aumento do apetite
  • Melhoria da qualidade de vida

  • INFERTILIDADE

    A infertilidade afecta cerca de 15% dos casais e define-se como a incapacidade em conceber passado um ano de relações sexuais regulares sem contracepção.


    O estudo das possíveis causas da infertilidade deve começar após 1 ano de tentativas falhadas ou mais cedo, no caso da mulher ter mais de 35 anos, se tiver alterações da ovulação (i.e. ciclo menstrual irregular) ou endometriose. Noutros casos, a alteração da permeabilidade das trompas ou patologias afectando o útero podem ser a causa de infertilidade na mulher. Por isso, antes de engravidar é importante que consulte o seu ginecologista.


    Apesar das diversas causas de infertilidade, atualmente a aplicação de técnicas de procriação medicamente assistida (como a inseminação artificial ou FIV) permite que o casal atinja o tão desejado objetivo de uma gravidez bem sucedida. O protocolo de articulação entre a clinica Otomed e o centro de Procriação Medicamente Assistida do Hospital Lusíadas de Lisboa permite aos casais desta aérea do Alentejo o acesso facilitado a estas técnicas devido à referenciação directa para o centro após a realização de exames iniciais. A clinica posteriormente acompanhará o processo e dará o apoio necessário para que este ocorra de forma fluida e gratificante.


    A consulta de Infertilidade também se destina a todas as mulheres que estejam atualmente a passar por um processo de aborto ou que tenham abortos de repetição (2 ou mais). Pretende-se que tenham um acompanhamento médico próximo para que sintam que estão a ser vigiadas do ponto de vista clínico, mas também emocional.

    Anualmente ocorrem 23 milhões de perdas gestacionais. O aborto em particular, tem sido minimizado e são sistematicamente desvalorizados os riscos físicos e psicológicos que dele advém. Contudo, deve haver a noção de que o aborto não é um evento isolado e inconsequente. Como tal, as mulheres que passaram ou que estão a passar por um processo de perda gestacional devem ser clinicamente estudadas e as gravidezes subsequentes especialmente cuidadas.

  • NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

    A Nutrição é a especialidade que integra, aplica e desenvolve os princípios derivados da Biologia, Química, Fisiologia, das Ciências Sociais e Comportamentais e ainda os conhecimentos provenientes das Ciências da Nutrição, Alimentação, Gestão e Comunicação para a promoção da saúde e do bem-estar e prevenção de estados de doença.


    Além disto, é a especialidade que orienta e permite a vigilância da alimentação, quanto à sua segurança, quantidade e qualidade nutricionais fazendo também a avaliação do estado nutricional do individuo.


    A correta avaliação da composição corporal necessita de equipamento adequado, utilizando um aparelho de bio-impedância segmentar, lipocalibrador e instrumentos de medição e avaliação de perímetros corporais. As patologias que mais frequentemente motivam a consulta de nutrição são a obesidade e o excesso de peso, magreza, distúrbios do comportamento alimentar, diabetes, dislipidémia, hipertensão arterial, insuficiência renal, hiperuricemia, doenças oncológicas e outras doenças metabólicas, em qualquer fase do ciclo de vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) Sendo uma especialidade que não se resume ao tratamento da doença, a ela recorrem também indivíduos saudáveis, desportistas, grávidas e aleitantes com o objetivo de prevenir estados de doença e melhorar a sua alimentação e estilo de vida.

  • OTORRINOLARINGOLOGIA

     

    A Especialidade de Otorrinolaringologia (ORL) faz o diagnóstico e tratamento (medico ou cirúrgico) de patologias dos ouvidos, nariz e seios perinasais, cavidade oral e faringe, laringe, bem como de estruturas relacionadas da cabeça e pescoço, seja em idade pediátrica ou nos adultos.


    As patologias mais frequentes avaliadas em consulta ORL são a surdez, patologia inflamatória aguda (otites, sinusites ou amigdalites), roncopatia e apneia do sono, obstrução nasal (por alterações estruturais, inflamatórias e alérgicas), patologia da voz, perturbações do equilíbrio (desequilíbrio e vertigem) e zumbidos.


    A consulta de ORL necessita de equipamento especializado dada a natureza endo-cavitária e reduzida dimensão dos órgãos observados, utilizando endoscópios e microscópio.


    Em patologias específicas, como a surdez, vertigem ou alterações do equilíbrio são necessários exames complementares de diagnostico, nomeadamente audiometria, VNG e Posturografia que são muito importantes para orientação diagnostica e optimização da terapêutica.


VERTIGEM E PATOLOGIA DO EQUILIBRIO

O equilíbrio permite a manutenção do controlo postural, baseando-se em informação de vários sistemas, nomeadamente visual, vestibular (ouvido interno) e somato-sensorial (receptores de ossos, articulações e músculos), sendo estas informações integradas a nível do sistema nervoso central (cérebro e cerebelo).

A vertigem é uma sensação ilusória de movimento do ambiente ou do próprio, tratando-se de um sintoma muito frequente e que pode aparecer em qualquer idade. Pode ter múltiplas causas, podendo ter origem na porção periférica ou central do sistema vestibular. Dependendo da causa, pode estar acompanhada por náuseas, vómitos, perda de audição, zumbidos, dores de cabeça, entre outros, podendo ter duração de segundos, até meses ou anos.

A avaliação da patologia do equilíbrio (vertigem, tonturas, desequilíbrio e alterações do equilíbrio no idoso) é feita em consulta de Otorrinolaringologia, sendo importante a colheita da história clínica e exame objectivo, assim como uma boa relação médico-doente e apoio psicológico. Actualmente há exames complementares de diagnóstico cada vez mais elaborados e que nos permitem ter informação muito importante para o seguimento destas patologias, nomeadamente a VNG e Posturografia.

O tratamento depende da causa, podendo ser farmacológico, psicológico, reabilitação vestibular, manobras reabilitadoras ou cirúrgia. De referir também a necessidade de medidas para uma melhor qualidade de vida, nomeadamente um bom ritmo de sono, uma dieta cuidada, evitando açúcar, álcool, tabaco e café. Deve-se também evitar situações de stress e fazer exercício físico regular adaptado à idade e estado físico.

SINDROME DA APNEIA DO SONO

O que é?

O síndrome da apneia do sono caracteriza-se pela existência de paragens respiratórias repetidas, durante o sono, de duração superior a 10 segundos. Isto leva à diminuição dos níveis de oxigénio no sangue e a micro despertares, de que o doente não se apercebe, alterando as características normais do sono.

A obstrução pode ser total (APNEIA) ou parcial (HIPOPNEIA).


SINTOMAS

Ressonar.

Paragens respiratórias durante o sono.

Acordar cansado e, por vezes, com dor de cabeça.

Sonolência durante o dia (Por ex.: adormece facilmente a ver televisão).

Irritabilidade, cansaço.

Falta de atenção e de memória.

Impotencia sexual.


CONSEQUÊNCIAS

Sonolência diurna aumenta o risco de acidentes de viação e de trabalho.

Diminuição dos níveis de oxigénio no sangue favorece o desenvolvimento de doenças cardio-vasculares, nomeadamente hipertensão arterial e arritmias cardíacas.

Podem observar-se alterações da memória e diminuição da capacidade de concentração.


DIAGNÓSTICO

Quando há suspeita de síndrome de apneia do sono, o doente deve ir a consulta de ORL, se possível acompanhado do seu companheiro/a, dado ser importante a informação do que se passa durante o sono, quando o doente pensa que está a dormir bem.

Alem de outros exames de diagnostico, é fundamental fazer-se um estudo do sono nocturno.



TRATAMENTO

O tipo de tratamento é variável, dependendo fundamentalmente da gravidade da situação e do tipo físico do doente.

Reabilitação Vestibular

Método de tratamento das patologias do equilíbrio que se baseia na compensação central, ou seja na recuperação do equilíbrio através da neuroplasticidade do Sistema Nervoso Central, promovendo a recuperação funcional das lesões vestibulares. Baseia-se em programas de tratamento individualizado, adaptados às diferentes situações clínicas. Há várias técnicas disponíveis, nomeadamente:


Posturografia Terapêutica

Baseia-se no treino de estratégias posturais utilizadas para a manutenção do equilíbrio numa plataforma de posturografia. Utilizam-se exercícios conforme os deficits encontrados na prova inicial, os quais podem optimizar a estratégia utilizada, treinar a estabilização do centro de gravidade, os limites de estabilidade e condições sensoriais diferentes. É indicada em situações de desequilíbrio e instabilidade, nomeadamente no desequilíbrio do idoso.


Estimulações Optocinéticas

É um tipo de tratamento muito utilizado para reabilitação vestibular que consiste em colocar o doente num ambiente sem referencias visuais, submetendo-o a um estimulo visual que desfila na sua frente, com estimulação de todo o campo visual, através de um aparelho do tipo planetário que projecta pontos luminosos nas paredes, tecto e pavimento da sala. As indicações são: défices vestibulares periféricos unilaterais; défices vestibulares bilaterais; défices multissensoriais do idoso e prevalência visual. Esta técnica vai promover a compensação vestibular através de um mecanismo de adaptação determinado pelo deslizamento retiniano.


Cadeira Rotatória

Também utilizada para reabilitação vestibular, pode ser utilizada de duas formas:

1. Com exercícios com elevada velocidade para promover a simetria vestibular em casos de vestibulopatia periférica unilateral descompensada. A técnica é a rotação rápida da cadeira em ambos os sentidos, com paragem súbita.

2. Com exercícios de baixa velocidade para inibir o vestíbulo. As indicações são: hiperreflexia vestibular de etiologia central, disfunção vestibular com hipersensibilidade visuo-vestibular e em doentes que não toleram as estimulações optocinéticas. A técnica baseia-se na rotação passiva da cadeira a velocidade baixa e constante, mantendo a cabeça do doente fixa, pedindo-lhe para fixar um objecto que se desloca com ele.


Manobras Reabilitadoras da VPPB

A Vertigem Posicional Paroxística Benigna é a causa mais comum de vertigem, que se caracteriza por episódios de vertigem rotatória com duração de segundos, desencadeados por mudanças de posição da cabeça em relação com a gravidade. Surge por uma alteração mecânica no ouvido interno, em que otólitos do utrículo se libertam para os canais semicirculares. O diagnóstico é feito através da manobra de Dix-Hallpike e o tratamento também se baseia em manobras, reabilitadoras, com altas taxas de sucesso terapêutico. Podem ser realizadas as manobras de Eppley, Semont, Brandt-Daroff e Barbecue, personalizadas de acordo com o doente e a localização da patologia.

Botāo de texto
  • PILATES CLÍNICO

    O que é o Pilates?

    O Pilates é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. Este método, quando foi desenvclvido, tinha como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição. O Pilates Clínico é uma modificação do método inicial feita desde os anos 90 por Fisioterapeutas, tendo bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente. Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, de forma a ser mais direcionado para a reabilitação física.

  • A todas as pessoas que desejam praticar atividade física sem prejudicar a sua saúde;
  • Indivíduos com ou sem dor, com alterações da postura ou diminuição da flexibilidade;
  • A todos os que procuram reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.

  • Melhoria da postura e coordenação motora;
  • Aumento da força e resistência muscular;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Alívio da dor articular e muscular;
  • Aceleração da reabilitação pós-lesão e prevenção de lesões;
  • Melhoria da concentração e consciência corporal;
  • Alívio da tensão muscular, stress e promoção do bem-estar.

Share by: