VERTIGEM E PATOLOGIA DO EQUILIBRIO

O equilíbrio permite a manutenção do controlo postural, baseando-se em informação de vários sistemas, nomeadamente visual, vestibular (ouvido interno) e somato-sensorial (receptores de ossos, articulações e músculos), sendo estas informações integradas a nível do sistema nervoso central (cérebro e cerebelo).

A vertigem é uma sensação ilusória de movimento do ambiente ou do próprio, tratando-se de um sintoma muito frequente e que pode aparecer em qualquer idade. Pode ter múltiplas causas, podendo ter origem na porção periférica ou central do sistema vestibular. Dependendo da causa, pode estar acompanhada por náuseas, vómitos, perda de audição, zumbidos, dores de cabeça, entre outros, podendo ter duração de segundos, até meses ou anos.

DIAGNÓSTICO

A avaliação da patologia do equilíbrio (vertigem, tonturas, desequilíbrio e alterações do equilíbrio no idoso) passa por consulta com a colheita da história clínica e exame objectivo. Actualmente há exames complementares de diagnóstico cada vez mais elaborados e que nos permitem ter informação muito importante para o seguimento destas patologias, nomeadamente a VNG e Posturografia. É importante também o estudo audiométrico e podem ser necessário outros exames, como análises, ECG, ecodoppler dos vasos do pescoço, exames de imagem, entre outros.

TRATAMENTO

O tratamento depende da causa, podendo ser farmacológico, psicológico, reabilitação vestibular, manobras reabilitadoras ou cirúrgia.

Reabilitação Vestibular

Método de tratamento das patologias do equilíbrio que se baseia na compensação central, ou seja na recuperação do equilíbrio através da neuroplasticidade do Sistema Nervoso Central, promovendo a recuperação funcional das lesões vestibulares. Baseia-se em programas de tratamento individualizado, adaptados às diferentes situações clínicas. A Clínica Otomed tem várias técnicas disponíveis para a reabilitação vestibular, nomeadamente:

  • Posturografia Terapêutica
  • Estimulações Optocinéticas
  • Cadeira Rotatória
  • Manobras Reabilitadoras da VPPB

Conselhos gerais


  • Evite alterações bruscas de posição, principalmente no levantar.
  • Tenha uma dieta cuidada, evitando açúcar, sal, álcool, tabaco e café.
  • Descanse, tenha um bom ritmo de sono
  • Evite situações de stress
  • Faça exercício físico regular adaptado à idade e estado físico.