A Otomed criou uma equipa multidisciplinar para o tratamento da obesidade mórbida, coordenada pelo Dr. Rui Ribeiro, composta pelo cirurgião geral Dr. André Oliva, endocrinologista Dra Ana Wessling, internista Dr. Cláudio Guz, cirurgião plástico Dr. Rodrigo Rosenfeld, nutricionista Carmen Falardo, psicóloga Ana César, fisioterapeutas Mara Teodoro e Teresa Saiote.

A obesidade chama-se mórbida quando provoca outras doenças (secundárias) que resultam do excesso de peso como sejam a hipertensão, a diabetes, a depressão, as artroses, a incontinência urinária, a apneia do sono, a hipercolesterolemia, a gota, o cancro da mama, do ovário, do endometrio, do cólon e recto entre outros.

A obesidade mórbida é declaradamente uma doença crónica, reconhecida como tal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e em Portugal pela Direcção-geral de Saúde afectando uma larga faixa da população, estimando-se que em Portugal possa atingir os 3,5% da população, sendo a obesidade em geral presente em cerca de 16% da população. Já o excesso de peso, definido por um Indice de Massa Corporal superior a 30 Kg/m2 atinge mais de 60% da população.

A obesidade e a sua corte de doenças secundárias tem um elevado custo sócio económico sendo considerada pela OMS a "epidemia do Século XXI". Sobretudo a diabetes mellitus tem custos calculados em diversos países como consumindo entre 10 a 25% dos orçamentos de saúde nesses países. A hipertensão arterial é outro peso pesado da Saúde Pública e, conjuntamente com a diabetes e a dislipidemia (aumento do colesterol e triglicéridos), são responsáveis pelas elevada prevalência da doença cardiocérebrovascular, a principal causa de morte nos países desenvolvidos.


Etiologia e multidisciplinaridade


As causas da obesidade são várias: genéticas, endocrinológicas, psicológicas, educacionais e sociais sendo por esse motivo uma doença de dificil controlo. Mas, conhecendo-se já hoje, muitos aspectos dessas etiologias, a colaboração de especialidades ou valências como a endocrinologia, nutrição, psicologia ou a fisioterapia é fundamental. 


Cirurgia bariátrica


cirurgia bariátrica é a cirurgia destinada a permitir um mais fácil controle do peso. Nos últimos 10 anos, o numero de doentes tratado em grupos multidisciplinares envolvendo cirurgia bariátrica cresceu exponencialmente, fruto dos excelentes resultados obtidos. O tratamento multidisciplinar com cirurgia é, hoje em dia, a única modalidade de tratamento com resultados comprovados e duradouros a longo prazo e uma prática universal. 


Adaptado de "Clínica Rui Ribeiro"


www.clinicaruiribeiro.pt