O Epi-no, ou exercitador, é um aparelho que ajuda à preparação da mulher grávida que pretende o parto normal. Ele permite realizar um alongamento homogéneo e mais efectivo dos músculos do períneo e simular o parto e a fase de expulsão do bebé.

O Epi-no é composto por um balão de silicone conectado a um medidor de pressão que permite a monitorização e desempenho do treino. O balão é introduzido na vagina e insuflado lenta e gradualmente, permitindo assim um alongamento muscular mais profundo.

Na grávida, a realização deste treino reduz a possibilidade de laceração durante o parto e a necessidade de realização da episiotomia (corte cirúrgico no períneo), para além de promover uma maior consciência corporal e facilitar a recuperação no período pós-parto.

Os exercícios de preparação do períneo devem ser iniciados o mais precocemente possível e, desde que não haja contraindicação, a grávida pode começar logo no início do 2º trimestre, com 16 a 20 semanas. É importante ter em conta que o músculo precisa de pelo menos 8 semanas para ter as alterações metabólicas efetivas que levam ao alongamento de suas fibras. Quanto mais cedo a grávida iniciar este treino melhor, mais fácil e menos doloroso ele será.

Marque as suas sessões individuais de Alongamento e Treino de Expulsão na Otomed com uma Fisioterapeuta especialista na área (Fisioterapeuta Mara Teodoro).

Contacte-nos: 266 703 140 / atendimento@otomed.pt