O que é a ecografia musculo-esquelética?

A ecografia (ou ultrassonografia) é uma técnica com múltiplas aplicações para além da Cardiologia e da Ginecologia-obstetrícia.

A ecografia músculo-esquelética permite a observação em tempo real (ao vivo) de estruturas articulares e periarticulares tais como superfície óssea, cartilagem, cápsula articular, músculos, tendões, inserções tendinosas e ligamentos. Esta técnica recorre aos ultrassons para avaliar a anatomia do corpo e identificar patologias tais como artrite/sinovite, derrame articular, deposição de cristais, hematomas, fraturas, rotura de ligamento, bursite (inflamação de bolsas), tenossinovite/tendinite (inflamação dos tendões e/ou das suas bainhas envolventes), entesite (inflamação do local de inserção dos tendões), entre muitas outras alterações.

Quais são as características da ecografia que a tornam útil e segura?

A ecografia permite observar estruturas profundas que não seriam observáveis a olho nu, de forma simples e segura, sem recurso a radiação nem a campos magnéticos. A avaliação em tempo real permite a realização de provas dinâmicas destinadas a observar o movimento de estruturas músculo-esqueléticas e diagnosticar possíveis patologias dinâmicas como a existência de incongruências ou conflito (impingement).

Para além do estudo morfológico (da forma) em escala de cinzentos, a ecografia permite a realização de estudo doppler, um estudo dinâmico a cores, essencial para fornecer informação adicional sobre o grau de cronicidade e gravidade de certas lesões.

O que pode justificar a realização de uma ecografia?

O seu médico pode prescrever a realização de uma ecografia músculo-esquelética de forma a ter um esclarecimento diagnóstico, avaliar a progressão de uma doença ou a resposta a um tratamento.

A dor, tumefação e a deformação local são os sintomas que mais frequentemente justificam a realização de ecografia músculo-esquelética.

O que devo esperar do dia do procedimento?

Para a realização da ecografia músculo-esquelética (por norma) não é exigido qualquer tipo de jejum. Deve trazer preferencialmente roupa confortável. Ao entrar na sala o médico irá solicitar que se coloque na posição mais adequada para o exame (geralmente sentado ou deitado) e que exponha a superfície a ser avaliada. Será aplicada uma camada de gel condutor sobre a pele e o médico observará através da sonda do ecógrafo, que transmite imagens em tempo real para um monitor. Durante o exame deverá realizar algumas manobras solicitadas de forma a facilitar a observação de diferentes estruturas. No final do exame deverá retirar o gel excedente (com papel ou lavar) e aguardar que o relatório médico seja elaborado e as imagens impressas. A duração do exame é variável, mas por norma poderá demorar 20min.

Que partes do corpo podem ser avaliadas na ecografia músculo-esquelética?

Na prática qualquer superfície do corpo pode ser avaliada, embora a ecografia músculo-esquelética seja mais frequentemente realizada sobre superfícies articulares, tais como: ombros, cotovelos, punhos, anca, joelho, tornozelos e ainda as pequenas articulações das mãos e pés.

Necessito fazer jejum para uma ecografia músculo-esquelética?

Não. Pode comer e beber antes se assim entender.

O que devo fazer no dia do exame? Devo trazer outros exames de imagem?

Tente aparecer na clínica pelo menos 15 minutos antes da hora agendada. Se já realizou outros exames de imagem (tais como ecografias, tomografias, radiografias ou ressonâncias) deverá traze-los de forma a que se possa realizar um estudo comparativo. Deverá igualmente informar o médico sobre qualquer fratura/traumatismo, intervenção (infiltração/artroscopia) ou cirurgia prévia na região a ser avaliada.

Que técnicas podem ser realizadas com recurso ao ecógrafo?

Para além da ecografia com finalidade diagnóstica, esta técnica permite a realização de forma certeira de técnicas ecoguiadas, tais como:

  • Drenagem de líquido sinovial (artrocentese);
  • Infiltração de fármaco (corticoide local, lidocaína, ácido hialurónico/viscosuplementação);
  • Bloqueio de nervo;
  • Realização de biópsia
O recurso a ecógrafo permite avaliar o local exacto da realização da técnica.

Caso seja prescrita uma técnica ecoguiada deverá informar o médico relativamente a toda a sua medicação habitual (especialmente anticoagulantes) e existência de alergias e geralmente deverá vir preparado de forma a poder realizar repouso nas 24-48 horas subsequentes (variável conforme o procedimento).