A ATM (Articulação Temporomandibular) é a ligação entre a mandíbula e o osso temporal, faz parte do sistema estomatognático e participa na fonação e mastigação.

As disfunções temporomandibulares são alterações no funcionamento normal da ATM que são caracterizadas por alguns sinais e sintomas, nomeadamente:

- estalidos ou clicks

- crepitação

- hipomobilidade mandibular

- irregularidades e assimetrias, nomeadamente limitações na abertura de boca, desvio da mandibula e dificuldades na mastigação

- desordens do sono (por exemplo, bruxismo)

- dor na região da ATM

- dores de cabeça, face e pescoço

- dores de ouvido, zumbidos, sensação de redução de audição, tonturas e vertigens.

As causas das disfunções temporomandibulares são de origem multifactorial, ou seja, por traumatismo da mandibula (devido a acidentes de viação), patologia articular (por exemplo, artrite), bruxismo, tensão muscular e emocional. A coluna cervical também pode dar origem a dor ou disfunção da ATM, bem como disfunções na ATM poderão originar sintomas na coluna cervical.

Se manifesta alguma da sintomatologia mencionada é imprescindível fazer uma avaliação para evitar o agravamento da disfunção e, consequentemente, a existência de limitações funcionais. Por vezes, é necessário o trabalho interdisciplinar, com um dentista especialista na área da oclusão.

Fisioterapeuta Teresa Saiote